O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” iniciou neste mês, as Ações de Assistência Hospitalar da 24ª edição da Operação Acre. O navio que partiu da Estação Naval do Rio Negro tem uma missão de 128 dias navegando no rio Juruá, com o objetivo de atender comunidades ribeirinhas, que muitas vezes têm acesso limitado a serviços de saúde, como explica o Capitão de Corveta e Comandante do Navio, Ewerton Andrade.
- Detran-AM prorroga prazo para exame toxicológico após decisão do Contran
- Operação Piramutaba combate tráfico de drogas em Manaus e Florinópolis
Durante o período de 17 a 20 de janeiro, o “Doutor Montenegro” realizou 307 atendimentos médicos, 154 odontológicos e 199 exames laboratoriais, além de distribuir 11.021 medicamentos. Esses atendimentos foram realizados no município de Carauari e nas comunidades de Idá, Saudade, Caioé, Gaivota, Funil, Fortes das Graças, Arapari, São João e Concórdia, todas situadas ao longo do rio Juruá.
Após atender as comunidades do Estado do Amazonas, a previsão é que o NAsH “Doutor Montenegro” chegue ao município de Cruzeiro do Sul, no Acre, onde dará continuidade aos atendimentos nas comunidades ribeirinhas do Estado, promovendo cuidados de saúde essenciais a populações em locais remotos.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar