Em algum momento da vida, todo amazonense já saboreou um bom mingau de banana pacovan. A delícia estar entre as comidas típicas da região amazônica e que fazem maior sucesso. Não precisa ir muito longe para conhecer um apaixonado pelo mingau da banana verde. A dona de casa, Lucia Ferreira é uma delas. Ela gosta do mingau de banana com menos doce.
Para muita gente, mingau de banana é sinônimo de alegria de infância. Quando toma mingau da banana verde, o Juvenal Nascimento lembra da infância sofrida no interior do Amazonas.
Mas que tal experimentar um mingau de banana diferente? Feito com macaxeira, castanha, além, claro da banana pacovan. É o que propõe uma empresa startup do amazonas que traz a inovação em uma produtor regional chamado de mingau instantâneo. Quem criou o produto foi o Vanilson Costa, que diz como surgiu a ideia de desenvolver o mingau de micro-ondas.
O grande diferencial do mingau de banana instantâneo é a biomassa da banana pacovan desidratada tem valor prebiótico, que são fibras que ajudam a regular o intestino. A pesquisadora Midore Nakamura diz que o mingau tem alto valor nutricional, sem lactose, sem açúcar e sem conservantes.
Cada copo do mingau instantâneo possui doze gramas de proteína, o que torna o produto inovador no mercado. Apesar de todos os testes terem sido feitos, o mingau instantâneo ainda não estar disponível para compras. A distribuição do produto deve acontecer até o final deste ano.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet