A solenidade de São Sebastião é uma celebração cristã católica que homenageia o exemplo de vida do mártir cristão e soldado romano do século III. O santo é invocado como protetor contra a peste, a guerra e a fome. A festa é comemorada no dia 20 de janeiro em muitas partes do mundo, especialmente nos municípios do interior do Amazonas.
Em Manaus, a festa contou com procissão às 17h, pelas principais ruas do Centro. Entre cantos e preces, foi recordada a situação das vítimas do incêndio que atingiu famílias no bairro do céu, além das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
A Santa Missa foi presidida pelo Custódio dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, Frei Mário Ivon, que destacou a comemoração de 115 anos da presença dos frades menores na Amazônia.
Em comunhão com a Campanha da Fraternidade deste ano, a festa contemplou o tema “Com São Sebastião celebramos a Fraternidade e Amizade Social” e como lema, “Somos todos irmãos e irmãs”. Segundo Frei Mário Ivon, a figura de São Sebastião representa a entrega e a coragem de um homem que não teve medo de testemunhar a fé em Cristo.
Ao final da celebração, o Coral de São Sebastião entoou hinos que contam a história do padroeiro. O Coral é um dos mais antigos de Manaus e completa 50 anos de existência.
A Santa Missa contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais e Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar