Santuário de Fátima celebra jubileu 50 anos de criação

Santuário de Fátima celebra jubileu 50 anos de criação

Santuário de Fátima celebra jubileu 50 anos de criação

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima deu início à celebração do Jubileu de 50 anos da sua instalação como paróquia no dia 13 de janeiro. A Santa Missa de abertura da comemoração contou com a presença do pároco de São Sebastião, Frei Jomerson Aparício que esteve representando a Fraternidade dos Frades Menores Capuchinhos.

A Fraternidade dos Frades Menores faz parte da caminhada histórica do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Até o início da década de 1930 os eventos religiosos do bairro da Praça 14 eram de responsabilidade da Paróquia de São Sebastião. No dia 13 de maio de 1939, após uma missa campal, os comunitários despertaram o desejo de construir uma igreja em honra a Nossa Senhora de Fátima. A capela foi erguida toda em madeira em um terreno doado e ficou neste formato até 1960. Hoje no local funciona a Casa Paroquial.

A pedra fundamental foi instalada em 13 de outubro de 1942 e as obras da igreja terminaram somente após 33 anos, em 1975.  Em 13 de maio de 1982, o então Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Milton Corrêa Pereira elevou esse templo à categoria de Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o vigário paroquial, Padre Romildo Gerardi, o momento é de muita festa entre a Congregação dos Palotinos e a comunidade devota de Nossa Senhora.

Ouça a matéria em áudio:

A programação do jubileu de 50 anos do santuário contará com a peregrinação da imagem em paróquias palotinas e do setor centro histórico. Em maio acontece a missa jubilar pelos 50 anos e no mês de outubro será realizada a experiência missionária visitando as famílias da comunidade.

O santuário fica localizado na avenida Tarumã, no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul da cidade.

Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar