Em Manaus, o número de adoções mais que dobrou no ano de 2023. Os dados são do Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJC) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e aponta que no ano passado, foram registradas 235 adoções.
De janeiro a novembro de 2023, o levantamento aponta que 44 legitimações foram realizadas por meio do Sistema Nacional de Adoção (SNA); outras 38 foram na modalidade de adoção unilateral e 144 por afetividade.
Conforme a juíza Scarlet Braga, é importante que cada vez mais as famílias busquem regularizar a situação das crianças e adolescentes.
Apesar desse aumento ser significativo e positivo, é importante ressaltar que os dados ainda refletem a necessidade de superar a cultura de entrega desprotegida de crianças, de modo que a adoção passe a ocorrer, de forma majoritária, por famílias devidamente habilitadas à adoção, por meio do Sistema Nacional de Adoção, e para essa finalidade estamos trabalhando.
Ainda segundo a juíza, o aumento das adoções também foi possível por causa da cooperação dos demais órgãos, como Ministério Público, Defensoria Pública, grupos de apoio à adoção, instituições de acolhimento e toda o sistema de garantia de direitos.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação