A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ampliou a oferta da vacina Pfizer Baby contra a Covid-19. O imunizante, que até então estava disponível em 14 pontos estratégicos, passa a ser ofertado, em 126 salas da rede municipal.
A vacina é indicada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e em três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. De acordo com o calendário básico, a vacina Pfizer Baby (frasco de tampa vinho) deve ser aplicada aos seis meses, aos sete meses e aos nove meses de idade.
O imunizante será disponibilizado, de segunda a sexta-feira, nas unidades de grande porte e nas unidades de porte 1, uma vez por semana. Os endereços e horários de funcionamento das unidades que ofertam a Pfizer Baby podem ser conferidos nas redes sociais da secretaria.
Para as crianças de 5 a 11 anos, o esquema vacinal indicado são duas doses com os imunizantes autorizados. Em Manaus, a rede municipal está utilizando a Pfizer pediátrica (frasco de tampa laranja), que prevê o intervalo de oito semanas entre as doses e a dose de reforço quatro meses após a segunda dose.
As crianças devem ser levadas pelos pais ou por um responsável legal que apresente documento de identificação da criança (certidão de nascimento ou documento oficial com foto), o cartão Nacional de Saúde (cartão SUS) ou o CPF, e a caderneta de vacinação.
As famílias devem manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças e que, em caso de dúvida relacionada à imunização contra a Covid-19, consultem o site Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/).
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação