Eles estão cada vez mais tempo ao alcance das mãos. Celulares, tablets e computadores. Os ambientes virtuais podem não parecer, mas são perigosos. O Amazonas registrou 4.363 casos de crimes cibernéticos no primeiro semestre de 2023, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Um aumento de 43% na comparação com o mesmo período de 2022, com 3.051 registros.
O delegado titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, Antônio Rondon, destaque quais são os cuidados necessários para não cair em golpes.
- Sala de monitoramento por câmeras auxilia no combate a crimes no Centro de Manaus
- Eleitores têm até início de maio para regularizar situação do título
Crime Cibernético é toda e qualquer atividade ilícita, praticada na internet com o uso de dispositivos eletrônicos. As práticas envolvem desde a disseminação de vírus por meio de links enviados por e-mail, mensagem ou até Invasões de sistemas operacionais.
Denúncias podem ser registradas na delegacia mais próxima ou na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, na zona Centro-Oeste de Manaus. Materiais que comprovem o crime como prints, boletos falsos e outros documentos podem ajudar no trabalho de investigação.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar