Com o tema, “Com São Sebastião celebramos a Fraternidade e Amizade Social” nesta quinta-feira 11, iniciam os festejos em honra ao santo católico, que é conhecido como padroeiro das epidemias, pestes, guerras e tempestades. O novenário celebrado de 11 a 20 de janeiro, vai refletir ainda sobre o lema “Somos Todos irmãos e irmãs”.
São Sebastião conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana e, secretamente, converteu-se ao cristianismo. Quando tinha uma oportunidade, visitava os cristãos presos e levava ajuda aos que estavam doentes e necessitados. Ele foi denunciado por um soldado e o imperador, após sentir-se traído, mandou que São Sebastião renunciasse à sua fé. O santo se negou, por este motivo, ele foi morto. De acordo com o Frei Jomeson, Pároco da Igreja de São Sebastião, em Manaus, o momento será de Fé e Devoção.
As celebrações e novenário acontecem sempre às 06h da manhã e 18h da noite, com o terço. No dia 20, dia do padroeiro, a programação será especial com a tradicional procissão pelas ruas do centro histórico de Manaus, com a imagem do santo, às 17h. Seguida da missa campal que acontece às 18h30 na Igreja São Sebastião, na Rua 10 de Julho, Centro de Manaus.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar