Em um cenário econômico desafiador, cumprir metas financeiras torna-se uma prioridade para muitas pessoas. Seja para economizar, investir ou liquidar dívidas, é fundamental estabelecer um plano e se comprometer com metas realistas e alcançáveis.
Segundo o economista Origenes Martins, as expectativas de oferta de emprego com a diminuição da inflação e a arrecadação geral do país, apresenta uma ótima oportunidade para a população alcançar metas econômicas neste ano de 2024.
Fazer um levantamento detalhado das receitas, despesas e dívidas, avaliar hábitos de consumo, identificar áreas onde é possível reduzir gastos, além de gastar só aquilo que se tem, é uma estratégia para alcançar a meta, destaca o economista.
Cuidar da saúde mental também é importante para alcançar o objetivo. De acordo com a psicóloga Grayce Kelly Araújo, definir metas específicas a curto, médio e longo prazo, além do autoconhecimento, influenciam no foco e motivação da pessoa.
Para cumprir as metas econômicas em 2024 é necessário disciplina, planejamento e flexibilidade. Lembre-se de que cada pequeno passo conta e que o comprometimento é a chave para o sucesso.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar