Em 2023, o Amazonas movimentou mais de 702 milhões de reais em exportação. O saldo da Balança Comercial do Amazonas é positivo. Segundo dados do Painel da Balança, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado, o pico das exportações no Amazonas aconteceu entre os meses de junho a agosto. Entre os produtos mais exportados estão o óleo de petróleo com 118 milhões reais, seguido dos produtos alimentícios com destaque para o setor de concentrados de bebidas, que exportou um volume superior a 100 milhões reais.
O setor de duas rodas do Polo Industrial de Manaus também teve uma contribuição importante para o saldo positivo na balança comercial do Amazonas, chegando a exportar mais de 88 milhões de reais em motocicleta, motonetas e similares. O Economista, Mourão Junior, fez uma análise dos números da Balança Comercial e pontua o papel importante do Modelo Zona Franca de Manaus no volume de exportação do Estado.
Os países que mais compraram produtos do Amazonas em 2023 foram Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Argentina, China e a Alemanha. De acordo com o economista, Mourão Junior, isso mostra que o mundo enxergar o Amazonas como bom parceiro comercial.
O Painel da Balança Comercial do Amazonas mostra ainda que Manaus, com Polo Industrial, lidera a lista dos municípios amazonenses que mais exportaram esse ano. Seguido de Maués, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Boca do Acre, que fortaleceram seus polos agroindustriais e conseguiram exportar produtos regionais.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Orestes Litaiff