Um levantamento realizado pelo Imazon, a partir do monitoramento por satélites, apontou que, em novembro, o Amazonas registrou a maior queda na taxa de desmatamento deste ano. Conforme os dados, o desmate para o mês, foi de 14 km², 79% a menos do que a área calculada no mesmo período de 2022, quando atingiu 66 km².
As informações são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgadas nessa terça-feira (26). De acordo com o último boletim, o acumulado de janeiro a novembro, também apresentou reduções para o Estado. Neste período, o desmatamento teve redução de 66%, passando de 2.542 km² em 2022 para 868 km² neste ano.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) considera, nas análises, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que também indicam reduções nos dois cenários: -83% na análise mensal e -65,4% no acumulado (janeiro a novembro). Porém, o secretário da pasta, Eduardo Taveira, reforça que reconhece a importância de estudos como os realizados pelo Imazon.
É um resultado expressivo para o Amazonas, consolidando o que o Inpe já tinha definido e a aplicação do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AM), que está sendo implementado desde o início do ano e conta com a liderança da Casa Civil, por meio de um comitê que organiza as ações de todas as secretarias envolvidas, desde as secretarias de Segurança Pública, Produção Rural, Cidades e Territórios e outras, pontuou.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação