Ainda que em trajetória de queda pelo quinto mês consecutivo, o endividamento ainda alcança cerca de 76,6% das famílias brasileiras, que têm dívidas a vencer em cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e da casa. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgados pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O economista da CNC, Felipe Tavares, diz que os brasileiros começam a ter mais confiança para comprar, graças a melhora na economia do Brasil, nos últimos meses.
O índice de famílias inadimplentes ficou em 29%. A redução é na comparação ao mês anterior, quando o índice ficou em 29,7%. De acordo com o economista Roberto Motta, esse é o menor patamar desde junho de 2022.
Embora permaneça acima do nível de novembro do ano passado, que registrou 10,9%, o número de pessoas que relataram falta de condições para pagar dívidas de meses anteriores caiu para 12,5%, enquanto em outubro era 13%.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet