Nos últimos anos, as ruas de Manaus passaram ser palco das principais maratonas do Amazonas. O motorista por aplicativo, José Guilherme acabou tomando gosto pela corrida e hoje, não falta em nenhum dos eventos.
Uma queixa recorrente é a taxa de inscrição para esses eventos de corrida de rua. Mas agora, os desportistas que são de famílias de baixa renda vão poder participar dessas corridas de rua, sem precisar pagar a taxa de inscrição. Isso é o que garante a Lei 477/2022 que foi aprovada, recentemente, na Assembleia Legislativa do Amazonas. O Junior Duarte é atleta de musculação, mas tem muitos amigos maratonistas e enxerga o com bons olhos essa iniciativa.
As corridas passaram a ser opção para pessoas que buscam fazer uma atividade física ao ar livre, conhecer pessoas e melhorar a qualidade de vida, como explica o educador físico Marcelo Simão.
Na capital amazonense são realizadas pelo menos dez grandes eventos de corrida por ano. E a isenção da taxa pode ser um incentivo a mais para quem quer entrar nesse universo esportivo.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet