O Natal é considerado uma das festas litúrgicas mais importantes para a Igreja Católica, a data celebra o nascimento de Jesus. Neste período são realizadas muitas atividades, com visitas às famílias, encontros e ações sociais. Para vivenciar o momento em unidade com todo o povo de Deus, movimentos da Arquidiocese de Manaus promovem ações de natal para pessoas em situação de rua.
A iniciativa atende ao pedido do Papa Francisco por uma igreja em saída, pedido que marca o pontificado da Santidade. As ações tem o objetivo de integrar os irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade social, em momentos festivos de muito significado, como o natal, que representa a chegada do salvador da humanidade.
No último domingo, a Comunidade Ágape na Rua realizou uma programação especial. Os moradores em situação de rua que vivem no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Centro da Capital, participaram da encenação do nascimento de Jesus. A preparação para o teatro acontecia aos domingos após a Celebração da Palavra, como explica o coordenador da comunidade, Diácono Rozeval Cardoso.
Para celebrar o natal, a Pastoral do Povo da Rua promove no próximo domingo, 24 de dezembro, uma Ceia de Natal na Catedral Nossa Senhora da Conceição e no Centro de Acolhida do Povo da Rua Dom Sergio Castriani. Para realizar doações de alimentos prontos, roupas e calçados, entre em contato pelo instagram pprmanaus ou pelo telefone (92) 984864748.
Já a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promove nesta quarta-feira, 20 de novembro, a partir das 09h, a Ação e Cidadania Natalina de Abordagem Social, conforme destaca Marcos Coutinho, Coordenador do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).
Ouça a matéria em áudio:
A ação contará com café da manhã, almoço e apresentações musicais. O Centro Pop fica localizado na Rua Fragata, s/n, bairro Petrópolis.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar
Imagem: Divulgação