A Santa Sé divulgou a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz celebrado no dia 1° de janeiro de 2024. O pontífice convida os fiéis católicos a refletirem sobre o tema: “Inteligência Artificial e Paz”.
Em um trecho da mensagem, Francisco destaca que “A inteligência é a expressão da dignidade dada por Deus, por ela temos a liberdade do conhecimento e da escolha. A inteligência humana manifesta-se na ciência e na tecnologia”.
A inteligência artificial (IA) é composta de sistemas computacionais programados para a realização de atividades humanas. Essas tarefas incluem raciocínio, aprendizado, percepção, compreensão da linguagem natural e interação com o ambiente. Para o sociólogo Luiz Antônio Souza, a IA é um meio e pode ser utilizada de forma boa ou ruim. A sociedade é quem determina a utilização da tecnologia.
Ouça a matéria em áudio:
Na mensagem, Francisco chama a atenção para que a tecnologia não seja utilizada para a propagação de notícias falsas e a criação de um ambiente de desconfiança para com os meios de comunicação. A Santidade destaca que a IA não garante a imparcialidade e pode ocasionar o crescimento do preconceito, das fake news.
O Papa também pede o cuidado com os jovens e os ambientes virtuais em que estão inseridos, para que não se tornem dependentes de tecnologias e que eles mesmos tenham conhecimento intelectual.
De acordo com o sociólogo Antônio, os meios devem ser supervisionados pela sociedade.
Mensagem para o Dia Mundial da Paz
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar