No último domingo, 10 de dezembro, o Papa Francisco anunciou que nos dias 25 e 26 de maio de 2024, haverá a primeira edição da Jornada Mundial para crianças. A iniciativa é um gesto de amor e proximidade com os pequenos, fazendo com que eles estejam no centro de tudo.
O evento será organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e reunirá milhares de meninos e meninas de todo o mundo em Roma, junto do Papa. A Jornada Mundial para Crianças (JMC) é uma resposta sobre o que queremos apresentar para as crianças que serão os adultos de amanhã.
São muitos agentes que dedicam a sua vida em favor da evangelização das crianças. A exemplo disto, a Igreja Católica conta com grupos e pastorais dedicados à infância.
Para quem está inserido na evangelização de crianças se alegra com a novidade e motiva para que a criança evangelize criança, destaca a assessora da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Área Missionária São João Paulo II, Wal Rodrigues.
A JMC vem atender um pedido de Alessandro, uma criança de 9 anos, que em julho de 2023, em uma entrevista por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa, pediu ao Papa a mesma experiência para crianças. Francisco ouviu o pedido de uma criança e pensou na JMC. Na ocasião, também instituiu o Dia Mundial dos Pequenos.
O pontífice tem cada vez mais demonstrado proximidade com todas as instâncias da igreja e voltar o olhar para crianças é a melhor forma de cuidar do futuro.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar