Ir. Marília Menezes lança livro com perfil biográfico da Religiosa Helena Augusta

“Quero Terra e Casa para Todos” – Irmã Helena Augusta-ASC, é o livro escrito pela jornalista e escritora Marília Menezes, que conta a vida e missão da religiosa que destacou na região pela sua luta por moradias para as famílias em situação de pobreza, e juntamente com outras lideranças foi protagonista na criação de vários bairros na cidade de Manaus na década de 80. O lançamento aconteceu no dia 7 de dezembro, nas dependências do Colégio Preciosíssimo Sangue, e contou com a participação do Vigário da Igreja São Geraldo, representantes da universidade católica, religiosas, amigos e admiradores do trabalho de Irmã Helena Augusta.

Ir. Marília Menezes – Autografo do livro

A publicação traz algumas curiosidades, como os detalhes do início da relação com a família, o despertar de sua vocação. Um capítulo conta como foi organizado o trabalho de irmã Helena nas comunidades de Manaus. Há também um episódio no qual Irmã Helena foi presa e espancada por lutar pelos sem – terra. O recorte escolhido pela autora foi delimitar o perfil missionário da Religiosa a partir de sua história vocacional e como o carisma de amor adorante e retentivo a impulsionou na missão.  Na obra, que conta com 46 páginas, a autora Marília Menezes, ainda faz homenagem à Irmã Helena com um poema especial.

Além de contextualizar alguns dos momentos da vida de Irmã Helena, a intenção da autora não foi apresentar uma biografia completa. Como destaca Irmã Marilia na apresentação do livro. “O título deste livro é fruto da frase que irmã Helena Augusta repetia em sua missão junto aos empobrecidos sem-terra e lar. Encerra em dados incompletos, a saga de nossa irmã”, explica a escritora.

Irmã Elsie Vinhote, falou da alegria de ter a Irmã Marilia como escritora e poetiza, pelo dom que ela tem em divulgar a história. “ Com a Morte da irmã Helena, ela quis deixar registrado essa bandeira de luta da Imã Helena pelos pobres, pelos mais necessitados. O nosso carisma, a nossa espiritualidade difunde o direito à vida em todas as suas dimensões”, acrescenta Irmã Elsie.

No lançamento Irmã Alessandra Soares, superiora regional, acolheu a todos com palavra de gratidão, e destacou que este momento glorifica o Sangue de Cristo, e agradeceu a presença de todos.

Para a senhora Maria Marques falar da missão de irmã Helena não é fácil, ela conheceu a religiosa na Comunidade da Compensa onde se dedicava a catequese e aos pobres. “O trabalho de Irmã Helena era de evangelizar os jovens, de levar o amor de cristo”, destacou.

De acordo com as Irmãs, após este lançamento em Manaus, a obra será divulgada nas Casas de Missão coordenadas pelas religiosas, passará pelas cidades de Belém, Santarém, Altamira e será divulgado também em outros países. A obra teve a direção das Irmãs ASC, revisão de Irmã Maria Clara de Albuquerque, edição da Jornalista Deiny Sousa, capa do Designer Bruno Diogo, diagramação de Alessandra Aquino e projeto gráfico da Produtora Conceitual Comunicação.

Para quem deseja adquirir um exemplar do livro deve entrar em contato com as Irmãs ASC pelo Link das redes sociais da congregação – Instagram e Facebook.

A autora – Irmã Marília Menezes

É religiosa da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, Nascida em Belém do Pará fez os votos religiosos em 1956, filha do poeta paraense Bruno de Menezes, escreveu vários livros de crônicas, poemas e peças teatrais além de outros sobre a história de sua congregação no Brasil. Como missionária trabalhou em Manaus e em outras cidades da Amazônia.  Foi professora e agente de pastoral. Fez o curso de jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas e colaborou cerca de 30 anos na rádio Rio Mar de Manaus.  É membro correspondente da academia amazonense de letras e contribuiu como vice-postuladora da causa de canonização da venerável Serafina Cinque, religiosa de sua Congregação.  Atualmente reside na cidade de Manaus, Amazonas, na “Casa de Nazaré”, no Convento do Preciosíssimo sangue.

 

Colaboração: Deiny Sousa – Texto e Foto