Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Trafego mostra que o celular é a principal distração do motorista. Segundo os dados, 19% da população brasileira, usa celular ao dirigir. Isso significa que um a cada cinco motoristas comete essa infração. A Vitória Seabra é motorista por aplicativo. Ela usa o celular como uma das ferramentas de trabalho e já viu os colegas de profissão cometendo a infração.
Apesar do bom exemplo, a maioria dos motoristas não têm a mesma consciência. E quem tem esse hábito coloca em risco não só a segurança dele, como de todos que fazem parte do trânsito, como explica Staley Lentilari, que diretor do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus.
De toda maneira, usar o celular no trânsito quadruplica as chances de acidente. Esse risco aumenta ainda mais, se o motorista tiver digitando uma mensagem, enquanto dirige. Além dos sete pontos na carteira de habilitação, a multa para quem é flagrado usando celular enquanto dirige é de 243 reais e 47 centavos.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet