Nesse 11/11, um sistema móvel de tratamento e distribuição de água potável foi inaugurado no município de Parintins, no interior do Amazonas. A ação faz parte do programa “Água Boa”, do Governo do Estado, que tem o objetivo de atender localidades afetadas pela estiagem. 25 mil moradores de comunidades ribeirinhas, localizadas no entorno da Ilha Tupinambarana vão ser beneficiados com a nova estrutura.
- Mesmo com subida dos rios, famílias continuam isoladas pela seca
- Seca revela sítio arqueológico em Alvarães, interior do Amazonas
A estação tem capacidade de armazenamento de 30 mil litros de água por dia e funciona em uma balsa equipada, explica o governador do Estado, Wilson Lima.
Nas comunidades mais distantes o acesso à água potável é mais difícil, devido a distância e às dificuldades de locomoção. É muito comum, entre essa parcela da população, o surgimento de doenças infecciosas ocasionadas pelo consumo de água inapropriada. Essa era a realidade da comunidade Menino Deus, que fica na região de Parintins, explica a moradora Eliane Silva.
O projeto “Água Boa” é executado pela Defesa Civil do Estado junto com Companhia de Saneamento do Amazonas – Cosama. Cerca de 400 purificadores já foram instalados em 52 municípios. A expectativa e que até 2026 sejam instalados 1.000 purificadores no Estado.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar