Mais de 800 missionários vindos dos quatro cantos do Brasil se reúnem em Manaus entre os dias 10 e 15 de novembro para uma imersão na realidade amazônica. A quinta edição do Congresso Missionário Nacional deu início nesta sexta-feira, 10 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções e contou com uma Celebração Eucarística de Abertura presidida pelo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler e concelebrada e por 42 bispos dos 19 regionais da Igreja Católica no País, além da presença do clero local.
Em sua homilia o presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler destacou a figura humana de Jesus e que todos aqueles vulneráveis não são números, são pessoas.
Após a Santa Missa, foi realizada a Solenidade de Abertura que contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner; Secretária Geral da Pontifícia Obra da Infância, Ir. Roberta Tremarelli; Presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler; Presidente da Comissão para a Ação Missionária e cooperação intereclesial, Dom Maurício da Silva Jardim; representante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Ir. Rosa Elena Cípres Diaz; Vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), Monsenhor Zenildo Lima; Coordenador Continental das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Padre Jafet Peytrequín; Diretora da POM, Ir. Regina da Costa Pedro.
Durante a solenidade de abertura, o Cardeal Leonardo Steiner, muito emocionado, recordou o saudoso Dom Sergio Eduardo Castriani, bispo emérito de Manaus que sonhava com este momento.
Ouça a matéria em áudio:
Os congressistas que chegaram ao espaço puderam contemplar um pouco da realidade amazônica por meio da apresentação de animais da floresta, frutos locais e elementos da cultura indígena presente no cotidiano dos manauaras. Na área externa do centro de convenções, pode-se encontrar vários stands de congregações, institutos, pastorais e movimentos.
Com o tema: “Ide, da Igreja local aos confins do mundo” e lema: Corações ardentes, pés a caminho, a programação contará com oficinas, grupos temáticos, palestras e momentos nas comunidades locais. Você acompanha toda a programação com transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar