O Ministério do Meio Ambiente (MMA) confirmou, nesta quinta-feira (09), que a fumaça carregada para Manaus nos últimos dias vem principalmente de incêndios no Pará.
As informações têm como base imagens de satélites que mostram queimadas em áreas privadas, assentamentos e em Unidades de Conservação (UCs) em mais de 50 regiões do Pará, em municípios como Santarém/PA, Moju, Pau D’Arco, São Geraldo do Araguaia e Oriximiná.
Fio: atualizações sobre o combate ao fogo e à fumaça. pic.twitter.com/KZPcFqNnzo
— Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (@mmeioambiente) November 9, 2023
Conforme o Ministério do Meio Ambiente, o governo federal reforçou, recentemente, equipes e enviou equipamentos de combate ao fogo para as áreas mais críticas. Algumas dessas brigadas de incêndio atuam na Floresta Nacional do Tapajós e na reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém.
Ainda de acordo com o MMA, no último dia 13 de outubro, após pedido do governo do Amazonas, o Ibama e o ICMBio enviaram equipamentos e reforço de 149 brigadistas, totalizando 289 para o Estado. E em duas semanas de atuação, os focos de calor caíram 78%. O reflexo foi a diminuição da fumaça em Manaus.
Na última sexta-feira, dia 03, o governador do Amazonas, Wilson Lima, já tinha atribuído a fumaça sobre Manaus ao Estado do Pará.
O MMA afirma que nos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba e Manaquiri, a redução foi de 94% até 99%.
Ações
No total, 3.534 brigadistas do Ibama e ICMBio atuam no combate a incêndios em todo o País, de acordo com o MMA, o que representa um aumento de 12,3% em comparação com o ano passado.
De 1º de janeiro a 31 de outubro, houve 80.002 focos de incêndio na Amazônia, 21% a menos que no mesmo período de 2022. No Pará, no mesmo intervalo, a queda foi de 12% e, no Amazonas, de 7%. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Conforme o Inpe, de 1º a 8 de novembro, o Amazonas teve focos de queimadas e, no ano, o acumulado é de 18.795 incêndios.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Facebook