Na tarde desta quinta-feira, 2 de novembro, dia em que é celebrada a memória de entes já falecidos, foi realizada uma Missa Campal em frente ao cemitério São João Batista, zona centro-sul da capital amazonense. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner e concelebrada pelos padres: Pe. Carlinhos Silva, Pe. Genilson Souza, Pe. Daniel Curnis, Pe. Maria Stephen e Frei Gino Alberati. A organização da celebração ficou por conta da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
Durante todo o dia na capital e no interior, os cemitérios contaram com celebrações em horários diversificados para atender ao público. Seguindo o catecismo da igreja, os fiéis vão até os túmulos fazer memória dos mortos e rezar por suas almas. No território Brasileiro, a data é considerada feriado, mas o dia de finados é uma celebração mundial vivida em diversas culturas.
Em frente ao cemitério São João Batista com a presença de agentes da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, religiosos e religiosas e a comunidade local, Dom Leonardo recordou em sua homilia, que neste dia é celebrada a vida das pessoas que já conviveram em nosso meio. Muitos visitaram as sepulturas de familiares e amigos que fizeram parte da história. Para os que creem em Deus e seguem o seu evangelho, acreditam que a vida continua na vida eterna.
O cardeal destacou que a celebração também foi em intenção por aqueles mortos que ninguém reza mais, que morreram abandonados e que perderam a vida nas guerras.
A celebração foi transmitida pela Rádio Rio Mar 103,5 FM e redes sociais.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Fotos: Érico Pena