Data limite para TSE divulgar prestação de contas parcial de candidatos e partidos é hoje

A prestação de contas parcial de todos os candidatos e partidos deve estar disponível para toda a população no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (15/09). Isso é o que determina o calendário definido pela Justiça eleitoral.

prestacao contas candidatos amazonas parcial wilson lima

Pelas regras eleitorais, o prazo para partidos e políticos informarem a prestação de contas parcial ao TSE terminou na última terça-feira (13/09).

Conforme as informações e documentos disponíveis no site do TSE até essa quarta-feira (14/09), os oito candidatos ao governo do Amazonas receberam mais de R$ 21 milhões, entre fundo eleitoral e doações, para gastar na campanha. Entre os sete postulantes ao Senado, o montante se aproxima dos R$ 7 milhões.

prestacao de contas parcial candidatos amazonas

Através do site CandContas, qualquer pessoa pode acompanhar a prestação de contas e saber o nome e o CPF de quem doou dinheiro e a quantia repassada para cada político ou partido. Da mesma forma, também é possível saber a quem os candidatos pagaram e quais serviços contrataram. Os nomes das empresas e os CNPJ’s estão listados em cada página.

Até agora, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aprovou 608 pedidos de candidaturas. Por outro lado, houve 31 indeferimentos e 18 renúncias ou cancelamentos de pedidos.

A próxima data importante do calendário da Justiça Eleitoral é o próximo dia 17/09. A partir dela, no próximo sábado, nenhuma candidata ou candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Diego Peres/Divulgação União Brasil