O transplante de rins é um tratamento direcionado a pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou em fase pré-dialítica. Atualmente, o Amazonas possui mais de 1000 pacientes em tratamento de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde. Os dados são da Secretaria de Saúde do Amazonas.
A fila de transplante no Brasil aumentou, consideravelmente, nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos ela passa de 50 mil pessoas. 29.690 pacientes aguardam por um rim.
O Amazonas não disponibilizava o serviço de transplante de rim desde 2018, quando o serviço foi suspenso em uma clínica particular. Neste segundo semestre de 2023, com a retomada do procedimento na capital amazonense, três pessoas já passaram pelo procedimento. O último aconteceu nesta semana. O resultado foi considerado positivo pelo médico Marcelo Perosa, que coordenou a equipe multidisciplinar.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 700 pacientes amazonenses estão inscritos na fila de transplante de rim em outros estados. Agora, com o retorno do procedimento no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, eles poderão realizar a cirurgia no estado de origem.
As consultas com pacientes para avaliação pré-transplante começaram em abril, após estabelecimento de critérios para o agendamento via complexo regulador. Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores já passaram por processo de avaliação na unidade.
Rádio Rio Mar
Foto: Alex Pazuello / Secom