Levantamento da Polícia Civil do Amazonas, a pedido da Rádio Rio Mar, mostra que o Estado já registrou 65 fugas de detentos das carceragens policiais nos municípios do interior de março à agosto de 2021. Nessas cidades não há unidades prisionais e as delegacias de polícia cumprem, de forma improvisada, a função de presídio.
Veja onde há registros de fuga:
Codajás: 7
Pauini: 4
Barcelos: 3
Borba: 8
Anamã: 4
Caapiranga: 3
Manaquiri: 1
Tapauá: 1
Iranduba: 34
Dos 65 presos que fugiram, a polícia recapturou 18 e diz que continua as diligências para encontrar os outros foragidos. A Presidente da OAM-AM Grace Benayon, alerta que é um problema estrutural do Amazonas, já que é recorrente, mesmo que as delegacias não tenham espaço adequado para manter a prisão de uma pessoa. Em caso de fuga, há a possibilidade de o detento ser transferido para uma unidade prisional de Manaus, por exemplo, mas esbarra em outro problema: a superlotação das unidades que existem.
Ouça a análise da advogada na reportagem:
Nesta semana, parlamentares criticaram a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária sobre a resolução do problema em delegacias e unidades prisionais, mas a pasta preferiu não se manifestar.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar