624 pontos de lixo clandestino já foram eliminados em Manaus

624 pontos de lixo clandestino já foram eliminados em Manaus


Neste domingo, 27 de julho, a Avenida das Flores passou por mais uma etapa da operação de combate ao descarte irregular de resíduos em Manaus. A ação faz parte de uma força-tarefa iniciada no começo de julho, que já eliminou mais de 600 lixeiras clandestinas em diversos pontos da cidade.

O titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, alerta que, se descartados corretamente, muitos desses materiais poderiam ter seguido para reutilização, evitando impactos ambientais e sobrecarga do aterro sanitário.

Além da limpeza dos espaços, a iniciativa inclui ações educativas e alternativas para o descarte consciente. Entre os serviços oferecidos estão a coleta agendada de grandes objetos, como móveis e eletrodomésticos, e a instalação de 44 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde é possível descartar itens recicláveis, como plásticos, papelão e metais.

Só nesta última etapa, 27 locais foram desarticulados, com apoio de equipes da Semulsp, destaca o subsecretário de operações, Laurimar Costa.

Mais de 2,3 mil toneladas de resíduos, boa parte deles com potencial para reciclagem foram retiradas das lixeiras viciadas. As ações seguem sem prazo para encerrar.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto