A internet rompe a barreira da comunicação humana, permite o acesso e a difusão de informações. Conecta pessoas, máquinas e equipamentos, favorecendo a interação, bem como o dinamismo. Mas para que ela possa atender essas expectativas é necessário ter velocidade. A tecnologia 5G pretende resolver este problema. Isso porque a Prefeitura e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram, nesta sexta-feira, um Memorando de Entendimento visando o desenvolvimento de ações conjuntas em prol da iniciativa. Ela já está em algumas capitais do Brasil e em breve chegará a Manaus, como destaca o prefeito de Manaus, David Almeida.
O projeto de viabilização da tecnologia 5G na cidade será um importante aliado do Polo Industrial de Manaus. A inovação é importante para a indústria 4.0, bem como para as estratégias voltadas ao progresso da cidade; relata o superintendente da Zona Franca de Manaus, general Algacir Polsin.
A Prefeitura de Manaus já regularizou a Lei Complementar 002/2023 sobre a tecnologia 5G na cidade. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus de maneira unânime, autorizando a instalação das estruturas necessárias para o sistema. A tecnologia 5G atende uma demanda do Ministério das Telecomunicações em parceria com a Anatel. A rede móvel deve chegar a todos os 5.568 municípios brasileiros até 2026. Em Manaus, a previsão é de algumas semanas, de acordo com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.