Golpe do falso empréstimo promete dinheiro fácil sem consulta a nome sujo

Quando escutar este anúncio: “Empréstimo sem consulta a nome sujo no comércio, juros baixos e prazos longos para pagamento”, fique desconfiado. Isso porque o novo golpe do mercado chama a atenção por estas facilidades. Muitas pessoas estão sendo alvos de estelionatários que utilizam estas vantagens para praticar o golpe do “empréstimo facilitado”.

 

Segundo a Decon – Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor, da Polícia Civil do Amazonas, os criminosos usam redes sociais, distribuem folhetos com propagandas de mão em mão e mandam até mensagens diretas em aplicativos de mensagem instantânea para tentar capturar as vítimas.

 

As promessas fantasiosas desenrolam após a entrega da documentação, em seguida o estelionatário avisa que o empréstimo está aprovado, porém o cliente precisa pagar uma taxa. A cobrança deste tipo de serviço é o sinal mais evidente de golpe. O delegado do Consumidor, Eduardo Paixão, alerta para os cuidados a serem tomados na hora de adquirir um empréstimo.

 

 

Caso a pessoa seja vítima desse tipo de crime é preciso realizar três procedimentos para tentar diminuir prejuízos e evitar que os criminosos fiquem impunes. Registrar Boletim de Ocorrência, registrar reclamação no Procon-AM e acionar um advogado ou defensor público para mover uma ação judicial.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar, a informação a serviço da cidadania

 

Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM