50° edição da Assembleia dos bispos do Regional Norte 1 inicia com Santa Missa na Maromba

50° edição da Assembleia dos bispos do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima inicia com Santa Missa na Maromba

50° edição da Assembleia dos bispos do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima inicia com Santa Missa na Maromba

A Assembleia do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebra sua 50° edição em mais de 50 anos de assembleias e encontros com bispos do Regional Norte 1. “Memória, profecia e esperança”, são as três palavras que resumem este meio século de processos, escutas, e de caminhar juntos na busca de evangelizar este chão da Amazônia.

Para celebrar esta festa, foi realizada na noite desta segunda-feira, 18 de setembro, no auditório do Centro de Treinamento Maromba, a Santa Missa, presidida pelo 2° Vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson, concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus e Presidente do Regional Norte 1, Cardeal Leonardo Steiner, bispos de nove municípios do Amazonas e Roraima, entre eles os eméritos, Dom Luiz Soares Vieira da Arquidiocese de Manaus e Dom Gutemberg Freire Régis da Diocese de Coari.

O 2° Vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson relembra um dos grandes marcos nestes anos de história, o Encontro de Santarém: 50 anos de vida e evangelização na região amazônica.

A homília foi conduzida pelo bispo emérito, Dom Luiz Soares Vieira, que destacou a comunhão e participação do povo de Deus, ressaltando que somos “uma igreja da base, igreja da diocese, igreja da paróquia, uma igreja do regional”.

O momento foi participativo e com o rosto amazônico nas canções, na liturgia e no espaço celebrativo. Contou também com a presença de indígenas, leigos, religiosos, parte do clero e de mulheres que movimentam a vida da igreja.

Ao final da celebração, Dom Paulo Jackson apresentou uma carta enviada pelo Presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler.

Ouça a matéria em áudio:

A reunião com os bispos acontece até o dia 21 de setembro no Centro de Treinamento Maromba e irá refletir a construção de planos e iniciativas de proximidade do povo amazônico, dentre outras temáticas que visam atender a região metropolitana de Manaus e os municípios de Coari, Itacoatiara, Alto Solimões, Borba, Tefé, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e o estado de Roraima.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar