50 anos do Encontro de Santarém reúne representantes da Igreja da Amazônia legal

Iniciou na tarde desta segunda-feira (06), no Seminário São Pio X, em Santarém (PA), o 4º.  Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, com o objetivo de celebrar e fazer memória do Documento de Santarém que há 50 anos traçou linhas pastorais importantes para a missão da Igreja na Amazônia, conforme explica o arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman.

 

Participam do encontro Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, e seus bispos auxiliares Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros que estarão dentre os 100 participantes, dentre eles cardeais, bispos, presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas que atuam no bioma amazônico.

Encontro Santarém

Para Dom Leonardo neste encontro todos revisitarão o documento de Santarém, inspirador para a ação evangelizadora na Amazônia, sendo o início de uma caminhada até o Sínodo para a Amazônia.

O Encontro prevê, também, momentos litúrgicos e análises de conjuntura eclesial e política, momentos estes que serão transmitidos ao vivo pelas Redes Sociais da REPAM-Brasil.

O encontro quer ser um momento de espiritualidade, destacando a acolhida de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, que se deslocará desde Belém para estar presente em um momento singular da vida da Igreja da região, como é a comemoração dos 50 anos de Santarém. A presença de Nossa Senhora de Nazaré quer ser também um reconhecimento à religiosidade popular na Amazônia, sustento secular da fé do povo do
bioma amazônico.

Fonte: Arquidiocese de Manaus

Foto: Rosa M.Martins