“Animação Missionária” foi o tema que norteou o 5• dia de Congresso Missionário Nacional que reúne participantes de várias regiões do Brasil, no Studio 5 Centro de Convenções, na zona sul da capital amazonense.
Motivados a fazer uma igreja em saída, os congressistas partilharam a vida e os desafios enfrentados de acordo com a sua realidade local. A manhã contou com painéis temáticos sobre a missão até os confins do mundo, as Pontifícias Obras Missionárias a serviço da missão universal da igreja e o painel temático sobre presença das obras na Igreja do Brasil.
A expectativa dos participantes é que o evento seja um fortalecimento para Ação Evangelizadora no Brasil, destaca Maria Amélia da Diocese de Vitória, regional leste 3.
O texto base do 5° Congresso Missionário Nacional apresenta os confins do mundo, que não se resume a territorialidade geográfica ou os extremos do mundo, mas aquelas comunidades empobrecidas, marginalizadas e muitas vezes dentro de casa se encontra um confim, com a falta do diálogo e o abandono. São estes os espaços que mais precisam de atenção e de uma rede missionária, destaca Padre Antônio Valdeir, do regional leste 3.
Ouça a matéria em áudio:
Participam do evento, representantes de 279 dioceses da Igreja no Brasil e 43 bispos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A programação encerrou com uma noite cultural no Studio 5, com atrações musicais, danças folclóricas e comidas típicas.
Hoje o Congresso Missionário Nacional encerra com grande festa, todos os católicos estão convidados a participar da Ordenação Episcopal do Monsenhor Zenildo Lima, nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Você acompanha a transmissão da celebração aqui na Rádio Rio Mar 103,5 FM e redes sociais a partir das 10h da manhã.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar