4º Fórum de Articulação da Zona Franca de Manaus discute desafios ambientais e econômicos

O 4º Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), deu continuidade ao debate sobre a ampliação do modelo Zona Franca de Manaus.

A reunião trata da integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuário, que compõem o modal por meio de regularização fundiária, taxa de iluminação pública, implementação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Manaus entre outras ações de infraestrutura.

O Secretário da Semmas-Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônio Stroski, destacou as atribuições para o licenciamento ambiental no meio rural.

“A atividade de licenciamento do meio rural é de responsabilidade do IPAAM, que inclusive também tem a responsabilidade de fazer a gestão do cadastro do Ambiental”, afirma o secretário.

O presidente da Sistema da Faea- Federação Agrícola e Pecuária do Amazonas, Muni Lourenço, defendeu a regularização fundiária para possibilitar o crescimento da agricultura familiar no Estado.

“O distrito agropecuário da Suframa pode se tornar um celeiro de produção de alimentos da nossa capital. Com todas as dificuldades, o distrito tem vários empreendimentos bem sucedidos. O exemplo da citricultura, laranja, limão do nosso Estado está muito forte”, garante o presidente da Faea.

O Fórum que foi criado a partir de um decreto municipal, prevê que as entidades envolvidas promovam a movimentação econômica e geração de renda para a sociedade com a integração dos setores.

Vitória Lima – Rádio Rio Mar

Foto: Marcely Gomes / Semcom