As inspeções ocorreram entre os dias 3 e 17 de junho, em estabelecimentos comerciais de Manaus.
Ao todo, 1.522 itens embalados na ausência do consumidor foram fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM. As ações ocorreram em estabelecimentos comercias da capital amazonense. 46 amostras de farinha de tapioca e farinha d´água apresentaram divergência entre a quantidade declarada na embalagem e a verificada em laboratório.
- Serviço: Bairro da Paz recebe ação de emissão do PassaFácil
- Visitação de carros e motos do leilão do Detran-AM inicia nesta quarta-feira
O diretor-presidente do Ipem Amazonas, Renato Marinho, explica que a Operação “Festas Juninas” teve o objetivo de coibir prejuízos aos consumidores, neste período festivo.
Durante as avaliações, foram constatadas algumas irregularidades em produtos de duas marcas distintas, que apresentaram quantidades de peso diferentes do informado nas embalagens.
A ação ocorreu, simultaneamente, em todo país, em razão do período das festas juninas, com foco nos produtos mais utilizados nesta época do ano, destaca Renato Marinho.
Duas empresas serão notificadas e terão o prazo de dez dias, a partir da notificação, para apresentarem defesa junto ao Ipem Amazonas. A multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.
Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem Amazonas, por meio do número de telefone: 0800 092 2020.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar