O governador Wilson Lima inspecionou, nesta quinta-feira, a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que vai passar a ofertar 20 leitos clínicos e 18 leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. A oferta faz parte do Plano de Contingência do Governo do Estado de ampliação de leitos nas unidades hospitalares da capital.
De acordo com Wilson Lima, é importante que as pessoas evitem aglomerações porque nenhum sistema do mundo consegue suportar esse comportamento, e as transmissões são feitas através desse ajuntamento de pessoas.
A Fundação de Medicina Tropical ampliou de sete para 10 o número de leitos de UTI adulto para servir de retaguarda.
O plano de contingência prevê o aumento da oferta de leitos clínicos e de UTI nas unidades hospitalares do Estado por fases. Nessa quarta-feira, o Hospital Delphina Aziz colocou em funcionamento mais dez leitos de UTI, chegando a 150 leitos desse tipo e mais 234 leitos clínicos. Na terça-feira, foram abertos 27 leitos, sendo 10 de UTI e 17 leitos clínicos, para pacientes com Covid-19, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
O HPS 28 de Agosto iniciou também a reorganização de leitos para atender à crescente demanda de pacientes com suspeita de Covid-19. A unidade vai aumentar de 12 para 40 o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva, triplicando a oferta. O quantitativo de leitos clínicos Covid também será ampliado de 16 para 42, um crescimento de 160%.
O Hospital Platão Araújo também já havia reorganizado os fluxos de atendimento da unidade, que se tornou referência para o atendimento de urgência e emergência para pacientes com Covid-19. Nesse intervalo, 119 leitos da unidade foram transformados em leitos exclusivos para a Covid-19, e uma nova enfermaria com 31 leitos está sendo preparada na unidade.
Da redação da Rádio Rio Mar
Fotos: Diego Peres/Secom