Após mudança nas atribuições, 32 agentes da guarda municipal recebem armas e fardamento

A capacitação do Guarda Municipal para o uso de armas letais começou em abril de 2022. A ação teve o apoio da Polícia Federal e do Exército Brasileiro. O curso foi dividido em três etapas, todas com aulas presenciais. 32 dois guardas foram aprovados na primeira turma.

Na manhã desta terça-feira, a primeira turma apta a utilizar arma letal recebeu uma pistola Taurus 9 milímetros e o novo fardamento para atuar de forma estratégica em determinados pontos da capital. Como destaca o prefeito de Manaus, David Almeida.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, lembrou que a Guarda Municipal completou 73 anos em julho deste ano e, agora, entra em uma nova fase. Aproveitou para ressaltar que todos os aprovados receberam certificado de porte de arma.

O armamento será mais uma ferramenta integrada aos serviços da guarda nesse novo momento, que também terá alternativas não letais, seguindo a recomendação de uso progressivo da força, com táticas de imobilização, spray de pimenta e taser de choque elétrico. Na ocasião, o prefeito de Manaus sinalizou a possibilidade de um concurso para a Guarda Municipal.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom
João Viana / Semcom