31,6% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no Amazonas

Essa é uma das estatísticas reveladas pela mais recente atualização do banco de pesquisas do Observatório da Violência contra a Mulher, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). Em todo o estado, 31,6% das mulheres já sofreram algum tipo de violência.

A pesquisa de opinião, que abrangeu mais de 63 mil pessoas em Manaus e nos municípios do interior, aponta que, em se tratando de violência, o “inimigo” mora em casa. A mostra aponta que 55,1% das mulheres que revelaram ter sofrido algum tipo de violência são casadas ou moram com os companheiros.

Os números divulgados pelo observatório também indicam que o sentimento de posse é uma das motivações de violência, já que 26,5% de mulheres separadas ou divorciadas revelaram ter sofrido algum tipo de agressão.

De acordo com a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, deputada Alessandra Campelo, pesquisas dessa natureza são importantes para a elaboração e cobrança de políticas públicas mais eficazes em prol da mulher.

A pesquisa também revelou onde as mulheres buscam ajuda contra a violência. Segundo os dados, 87% das entrevistadas afirmaram que podem procurar as delegacias de polícia.

O Disque 180 é conhecido por apenas 5,6%, o que indica necessidade de maior divulgação. A Procuradoria da Mulher aparece como referência para 2,4% das mulheres. Em municípios como Tonantins, recentemente marcado por um caso de feminicídio, destacam-se também como locais de apoio, os CRAS e Creas, citados por cerca de 18% das entrevistadas.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Freepik

  • Sakuratoto