O Grito dos Excluídos e Excluídas 2025 acontece neste dia 5 de setembro, dia da Amazônia, com concentração às 15h, na Rotatória do Novo Aleixo, na Alameda Alphaville, e segue em caminhada em direção ao Parque dos Gigantes da Floresta, entre as zonas Norte e Leste de Manaus.
Com o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, o evento deste ano reforça a urgência de ações concretas em defesa da vida, do meio ambiente e dos direitos básicos da população mais vulnerável.
O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, destaca a utilização de terras indígenas em atividades de mineração.
O vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus e coordenador das Pastorais Sociais, padre Alcimar Araújo, ressalta que a democracia permite que o coletivo possa pressionar instituições e governos por uma Casa Comum com dignidade.
O Grito dos Excluídos chama a atenção para a garantia de direitos básicos como saúde, educação, moradia digna e políticas públicas eficazes para garantir dignidade à população.
Nesta edição, um dos atos do movimento foi o lançamento da campanha “Água e lixo não combinam”, em favor da despoluição e saneamento dos igarapés da cidade de Manaus.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação e Arquidiocese de Manaus