A movimentação nos colégios eleitorais de Manaus foi considerada tranquila desde as primeiras horas de votação. De acordo com balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), nesse processo eleitoral 4.060 urnas eletrônicas foram disponibilizadas para as 13 zonas eleitorais de Manaus, incluindo as utilizadas normalmente e as de contingência.
Um total de seis incidentes técnicos foram registrados neste segundo turno das eleições municipais, representando um percentual de 0,15%, bem abaixo da média nacional, conforme estimativas da Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral. Das seis urnas, quatro delas foram reiniciadas e voltaram a operar normalmente, somente duas precisaram ser substituídas.
Um cenário tranquilo, reflexo de missão cumprida, na opinião do presidente do TRE Amazonas, desembargador João Simões.
Com 92% das urnas apuradas, dados do órgão já apontavam a vitória do candidato David Almeida (Avante). Com a apuração finalizada, David obteve com 54,59% dos votos da população. Foram 1.055.468 votos válidos contabilizados para ambos os candidatos, 30.241 optaram por anular o voto e 22.161 registraram voto em branco. A abstenção chegou 23%, 338.129 eleitores não compareceram às urnas.
A fiscalização da propaganda eleitoral do TRE/AM relatou que a comissão identificou 12 pontos de “derrame de santinhos” em zonas eleitorais, prática que também é considerada irregular, até o final da manhã.
O comando conjunto da operação Eleições tem data para ser desativado, como explica o coronel da Polícia Militar do Amazonas, Pablo Moraes.
Ainda em relação aos crimes eleitorais registrados neste domingo de eleições municipais, as forças policiais contabilizaram apenas pela manhã, em Manaus, quatro ocorrências: uma ocorrência por prática de boca de urna na Escola Municipal Francisco Pereira, no bairro de Flores. Em outro caso, um eleitor violou o sigilo do voto ao fotografar a urna eletrônica no momento da votação na Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, no bairro Nova Cidade.
A Polícia Federal do Amazonas flagranteou irregularidades no pleito do 2º turno das Eleições Municipais, como explica o delegado Fábio Pessoa da Polícia Federal.
Além disso, duas situações de compra de votos foram identificadas: uma no bairro Compensa, onde três suspeitos foram detidos, com material de campanha apreendido; e outra no bairro Novo Aleixo – neste caso, seis pessoas foram detidas, uma delas foi flagranteada pela Polícia Federal.
Para garantir o deslocamento dos eleitores, foi assegurada a circulação de 1.150 ônibus, com 350 agentes de trânsito monitorando as vias e mais de 50 fiscais observando o cumprimento da gratuidade do transporte coletivo durante o horário estipulado pelo TRE no domingo de eleição.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução