A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Infuenza e Sarampo termina nesta sexta-feira (3). O público-alvo inclui idosos, trabalhadores da área de saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades.
O Ministério da Saúde tinha como expectativa inicial imunizar em 38 mil unidades básicas de saúde (UBS), 90% do público alvo, ou seja, 76,5 milhões de pessoas.
Na primeira fase, voltada para idosos com 60 anos ou mais e a trabalhadores da saúde, a pasta havia anunciado mais de 50 mil postos dedicados à vacinação no país. Naquela etapa, idosos e trabalhadores de saúde receberam a vacina contra a influenza.
Idosos e trabalhadores de saúde que não se vacinaram na primeira etapa da mobilização estão sendo atendidos na segunda fase. No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina contra a influenza, é necessário considerar o esquema vacinal com apenas uma dose neste ano.
Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose contra gripe para 30 dias após a primeira. No caso das que precisam tomar a vacina contra o sarampo, não há necessidade de cumprir intervalo com a da gripe.
Público atendido na segunda etapa:
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade.
Leia também:
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação