29• Semana da Justiça pela Paz em casa vai ampliar efetividade da “Lei Maria da Penha”

29• Semana da Justiça pela Paz em casa vai ampliar efetividade da “Lei Maria da Penha”

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizará, entre os dias 10 e 14 de março, a 29.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, com o objetivo de agilizar o andamento de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), busca ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, para garantir respostas rápidas às vítimas.

A iniciativa é organizada pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), sob a coordenação da desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo.

No estado, 1.900 processos foram pautados para a Semana, que envolverá os Juizados Maria da Penha na capital e as Varas do interior, como explica a desembargadora Maria das Graças Figueiredo.

Além da tramitação dos processos, a Semana Justiça pela Paz em Casa também promove ações de sensibilização e prevenção. Equipes multidisciplinares realizam palestras em escolas, empresas e outros espaços, abordando temas como relacionamentos abusivos, canais de denúncia e a Lei Maria da Penha.

O evento ocorre três vezes ao ano, em março, agosto e novembro, coincidindo com datas significativas na luta pelos direitos das mulheres. A próxima edição está programada para 18 a 22 de agosto, seguida pela edição de 24 a 28 de novembro.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto