O Grito dos Excluídos e Excluídas é uma convocação nacional realizada há 29 anos e visa contribuir na luta dos brasileiros. A atividade é uma manifestação pública, marcada por temas importantes e latentes no país, como a falta de segurança pública, educação, saúde, moradia, entre outros.
A edição tem como tema: Vida em Primeiro Lugar, “Você tem fome e sede de quê?”. Em Manaus o evento é promovido pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese e organismos parceiros. Um dos gritos é quanto ao Tráfico e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa é uma luta da Rede Um Grito pela Vida no Estado do Amazonas. Segundo a integrante da rede, Irmã Santina Perin, a problemática é crescente e um dos fatores é a falta de políticas públicas para a juventude.
Em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2023, o Grito dos Excluídos também apresenta a temática da fome. São mais de 30 milhões de brasileiros que estão em situação de extrema pobreza, destaca o Assessor das Pastorais Sociais, Padre Alcimar Araújo.
Ouça a matéria em áudio:
O Grito dos Excluídos acontece no dia 7 de setembro, e contará com uma Missa pela Amazônia às 16h, presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, no Centro de Convivência da Família, Padre Pedro Vignola, localizado na rua tupinambá, n°119, Cidade Nova 2. Após a celebração, todos sairão em caminhada para o Campo Memorial Amigos do Cruzeiro, na Avenida Timbiras, Cidade Nova. A programação contará com transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar