A coletiva de imprensa aconteceu nessa quinta-feira, no auditório do Cefam- Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, localizado na área central da capital. Em 2021, será realizada a 27ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas. A atividade é organizada pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese e a Caritas Arquidiocesana. Para Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, o evento é um grito da sociedade pedindo por mais justiça.
O tema é fixo desde a primeira edição: “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”. Já o lema deste ano é: “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”.
No dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, às 17h, será realizada uma Celebração Campal, denominada Missa Amazônica rezando pela nossa Casa Comum que também é um eixo do Grito 2021. O local escolhido foi o Porto de São Raimundo.
Já no dia 7 de Setembro, uma Bicicleata, com concentração às 15h30, ao lado do Terminal 1, vai até a Catedral Metropolitana, onde a imagem de São José será levada até o Largo do Mestre Chico.
O vice-presidente da Caritas Arquidiocesana, Padre Alcimar Araújo lembra que o evento também é um apelo aos governantes.
O ato central do Grito 2021 será no Largo do Mestre Chico, com a concentração a partir das 15h, tendo como início das ações a partir das 16h.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Arquidiocese de Manaus