Oito meses após a indicação da Câmara para que a Prefeitura de Manaus realize capacitação, aparelhamento e armamento da Guarda Municipal, a Casa Militar realizou nessa quinta-feira (18) a cerimônia de entrega de 250 armas de fogo (pistola semiautomática, calibre 9 milímetros). Porém os equipamentos ainda não serão utilizados e devem ser guardados em um cofre.
A Prefeitura pagou R$ 850 mil para a aquisição do armamento, mas a quantidade de armas é maior do que a de guardas aptos a utilizarem. Manaus tem 427 guardas municipais e apenas 165 são efetivos. Desses, 102 vão se aposentar no próximo ano. Restam apenas 63, mas ainda haverá outro filtro, que é o treinamento de aptidão física e psicológica. Haverá um processo seletivo interno, composto por seis fases.
Para ter pessoal suficiente para as armas compradas, o prefeito David Almeida anunciou que planeja lançar, em janeiro, o edital para o concurso público para guarda municipal.
“Serão 200 vagas sem cadastro reserva e que irão nos ajudar na defesa social, na segurança pública na cidade de Manaus”
Uma PEC aprovada na Assembleia Legislativa em junho autorizou o armamento da Guarda em todos os municípios do Amazonas, mas antes é preciso cumprir várias etapas. A primeira é criar o sistema de corregedoria para fiscalizar, investigar e realizar auditorias. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, em regime de urgência, a criação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal de Manaus um dia antes da entrega das armas.
Os guardas ainda vão passar pelo processo de capacitação psicológica e física na academia da Polícia Militar. O armamento letal só deve começar a ser utilizado a partir de março.
“O mesmo treinamento que recebe o policial militar vai receber nosso guarda municipal e, certamente, nós teremos a partir de março já a nossa guarda armada, as nossas armas estão sendo guardadas, estamos providenciando cofre, quartel general, ouvidoria, corregedoria”
Ainda falta a elaboração do Estatuto da Guarda Municipal, que deve ser finalizado na próxima semana e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.
David Almeida prometeu novas viaturas para o patrulhamento. Nessa quinta foram entregues duas motos elétricas, dois patinetes elétricos e dois carros. Para administrar essas decisões relacionadas à segurança, a Prefeitura informou ainda que vai enviar um projeto de lei à Câmara, na primeira semana de dezembro, para criação da Secretaria de Defesa Social, que terá o ex-delegado de Polícia Federal Sérgio Fontes como titular.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semcom