Durante esta semana, 22 municípios do Amazonas participam da 3ª Oficina de eliminação da malária no Estado. O evento busca capacitar as equipes visando a elaboração de planos Estratégicos para cada localidade.
A 3ª Oficina de Eliminação da Malária no Estado iniciou nesta segunda-feira 22/04 e segue até a quarta-feira 24/04, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul da Cidade. O principal objetivo do evento é capacitar as equipes municipais com foco em planos estratégicos para cada localidade. Ao todo, 80 profissionais participam da ação, dentre eles, gerentes de endemias, coordenadores da Atenção Básica e de malária.
- Semana Nacional do Registro Civil terá como foco grupos em situação de vulnerabilidade social
- Visitação de carros e motos do leilão do Detran-AM inicia na quarta-feira
De acordo com a secretária Estadual de Saúde, Nayara Maksoud, a Oficina é o início do processo de erradicação da malária no Amazonas.
O evento ocorre em parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS, a Organização Pan-americana de Saúde – Opas e o Ministério da Saúde. A metodologia da oficina inclui aulas práticas, além de apresentações orais dos planos elaborados pelos municípios.
Sheila Rodovalho, oficial de eliminação da malária da Opas, explica que a união entre os órgãos vai fortalecer a meta de erradicação, prevista para 2035.
O Plano Estadual de Eliminação da Malária tem quatro fases: sendo a primeira a de Preparação, que busca a redução de casos; a segunda é a de Consolidação, com a meta de redução dos índices da doença até 2030; a terceira, de Eliminação, visando manter o Estado sem óbitos e sem transmissão; já a quarta fase, é a de Prevenção, mantendo o Amazonas livre da malária até 2035.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar