Entre os dias 19 e 22 de julho, Manaus é sede do 20° Encontro Nacional da Pastoral do Surdo e 10º Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos (Encicat). A atividade está acontecendo na Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia e conta com a temática: “A Paz esteja conosco. Como o pai me enviou eu também vos envio (Cf. Jo, 20,21)” e o lema “A Pastoral do Surdo transmitindo a paz enviado pelo Pai”.
A programação contará com um momento de memória dos processos já realizados pela Pastoral do Surdo no Brasil, as metas alcançadas e os desafios ainda existentes. Temas como: A acolhida dos surdos, a transmissão da fé e a vivência dos ritos litúrgicos, A responsabilidade do Tradutor e Intérprete na Pastoral do Surdo, além da eleição de uma nova coordenação nacional para o biênio de 2024 a 2026, fazem parte do encontro.
Segundo o coordenador da Pastoral do Surdo Arquidiocesana e Intérprete da Pastoral do Surdo Regional, Renan Moreira, a pastoral tem um grande desafio que é o de inclusão das pessoas com deficiência dentro da igreja e é necessário dar passos para que isso seja sanado.
Ouça a matéria em áudio:
Neste segundo semestre do ano, a pastoral fará um mapeamento de pessoas com surdez na Arquidiocese de Manaus, para que possam ser assistidas pela pastoral.
O encontro tem o objetivo de fortalecer as pastorais regionais “a fim de que levem e transmitam a paz entre os seus”.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar