Em alusão o Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também conhecido como 18M, o Comitê Estadual de Combate à Violência Sexual contra crianças e adolescentes do Amazonas, promove neste sábado, 18 de maio, um ato público chamado “Faça Bonito vai à Praça”, na Praça da Polícia. A Rede Um Grito pela Vida, faz parte deste movimento. A mobilização completa 24 anos de existência.
A “Campanha Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” é uma iniciativa que busca conscientizar e mobilizar a sociedade para a proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes contra diversas formas de violência e exploração. Essa campanha promove a ideia de que é responsabilidade de todos garantir um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes.
O 18M tem sido celebrado anualmente por diversas instituições comprometidas com essa causa, destaca a integrante da coordenação Colegiada do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – (CEVSCA) e Articulação da Rede um Grito pela Vida Região Norte e Núcleo Manaus, Irmã Michele Gouvêia.
O Amazonas possui uma Rede Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, composta por Secretarias de Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Organizações da Sociedade Civil ligadas à causa da criança e do adolescente, além da Polícia Civil.
O ato público “Faça Bonito vai à Praça”, acontece na Praça da Polícia de 08h00 às 11h00, localizada na Avenida 7 de setembro. O Ato visa fortalecer a “Campanha Faça Bonito proteja nossas crianças e adolescentes”.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar