Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também conhecido como 18M, o Comitê Estadual de enfrentamento a Violência Sexual contra crianças e adolescentes do Amazonas promove um ato público “Faça Bonito vai à Praça”. A atividade acontece nesta quinta-feira na Praça da Polícia e tem a participação da Cáritas Arquidiocesana de Manaus por meio do Projeto Iça – Ação e proteção, Rede Um Grito pela Vida e organismos civis.
Este ano marca os 23 anos de mobilização do 18M e os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, vítima de abuso sexual em 18 de maio de 1973 em Vitória no Espírito Santo, um crime que até hoje segue impune. A partir de um Projeto de Lei n° 9970/00 instituído no ano de 2000, a data é celebrada anualmente por intuições que abraçam a causa, destaca a Coordenadora do projeto Iça Ação e Proteção da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Rosivane Anjos.
O Amazonas possui uma Rede Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, composta por Secretarias de Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Organizações da Sociedade Civil ligadas à causa da criança e do adolescente, além da Polícia Civil.
Segundo a delegada da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente – DEPCA, Dra. Joice Coelho, o principal meio de combate a esta problemática é a informação e a denúncia.
O ato público “Faça Bonito vai à Praça”, acontece na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como Praça da Polícia de 08h30 às 11h30. O Ato visa fortalecer a “Campanha Faça Bonito proteja nossas crianças e adolescentes”.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar