Na manhã desta terça-feira 12/09, 146 conselheiros municipais de saúde tomaram posse dos cargos em Manaus. Os profissionais foram escolhidos por meio de processo eleitoral, no último mês de agosto, e vão atuar em 14 Conselhos Locais de Saúde, na capital amazonense. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – Cetam, localizado no bairro Dom Pedro, zona Oeste da cidade.
- Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos endereços; confira a programação
- Hemoam reforça campanha de doação de sangue; cada doador salva até quatro vidas
Os novos conselheiros serão responsáveis por fiscalizar e propor soluções para o aprimoramento e oferta de serviços de saúde, durante o Triênio 2023/2026. A diretora do Disa Oeste, Socorro Furtado, explica que a formação de novos conselheiros é fundamental para a implementação de novas políticas de saúde no município.
A composição dos conselheiros é paritária, com 50% dos membros representando os usuários, 25% representando os gestores e 25% representando os trabalhadores do serviço de saúde municipal. Em unidades com até 40 servidores, o CLS é composto por quatro membros; entre 41 a 80 servidores, a composição é de oito membros; a partir de 81 servidores, o Conselho tem composição de 12 membros.
Lanir Jean é uma das novas conselheiras. Ela destaca a importância da atuação do agente fiscalizador.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar