13º salário: 36% dos trabalhadores devem usá-lo em presentes, diz pesquisa

O 13º salário é aguardado por muitos trabalhadores. As finalidades são diversas, afinal a expectativa com o pagamento dele é garantir no alívio do bolso do brasileiro. Uma renda extra que chega e já tem destino. Esse é o caso do desing gráfico, Hemerson Ribeiro.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 36% dos brasileiros pretendem comprar presentes, 29% economizar e investir, 22% gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo e 21% pretende comprar produtos que tinham vontade.

Para muitos consumidores, a renda extra, garantida por lei trabalhista, é vista como uma oportunidade para organizar a vida financeira. Ainda de acordo com a pesquisa, 17% dos entrevistados vão usar o dinheiro para pagar dívidas em atraso. No momento, o Brasil alcançou o recorde histórico de mais de 64 milhões de inadimplentes.

Para a especialista em Finanças da CNDL, Merula Borges, a população precisa a dividir as prioridades na hora de decidir o que fazer com esse dinheiro, uma forma de evitar problemas futuros.

Os dados ainda apontam que 55% dos entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes para o Natal, principalmente as pessoas até 54 anos e das classes C, D e E.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik