13 de fevereiro Dia Mundial do Rádio: o veículo que se adapta e a rádio que expande na Amazônia 

Criando pela Unesco, em 2011, o Dia Mundial do Rádio é celebrado em 13 de fevereiro, com o objetivo de incentivar a rádiodifusão e apoiar as estações em desenvolvimento. Na Amazônia brasileira, a Rádio Rio Mar FM se destaca como o veículo em expansão para dar voz aos amazônidas e tocar a vida da nossa gente.

Com mais de 100 anos no Brasil, o Rádio se consolidou como o veículo de comunicação popular e presença diária para os brasileiros. Gerações foram e são marcadas por vozes que informam, emocionam e alcançam centros urbanos e localidades distantes. São mais de 10 mil estações no país, muitas em desenvolvimento e expansão, como a Rádio Rio Mar FM que, atualmente, implanta 20 retransmissoras no interior do Amazonas.

Em Presidente Figueiredo, Isabel Moreira e seu filho, portador de Transtorno do Espectro Autista, acompanham a programação diária da “rádio que toca a vida da gente”. Para ela, o Rádio é mais do que um veículo informativo, é terapia.

A Rádio Rio Mar também alcança a zona rural do município e tem um encontro marcado com a dona Celi, que não perde a programação diária.

Em Novo Airão, a terceira retransmissora da Rio Mar, inaugurada, é a companheira de Manoel Santos, que sintoniza enquanto trabalha.

Com o surgimento da Televisão e Redes Sociais, foi cogitado o fim do Rádio, mas o veículo se reinventou. De acordo com o instituto Kantar Ibope, o Rádio alcança ouvintes em vários setores da sociedade. 57% dos brasileiros sintonizam em casa, 27% no carro ou moto, 11% no trabalho e 5% no transporte público.

Em Manaus, a dona de casa, Bernadete de Lima, acompanha a Rádio Rio Mar durante todo o dia , até quando sai.

O Rádio também é sinônimo de credibilidade. Ainda de acordo com o instituto Kantar Ibope, 57% dos ouvintes, quando ouve uma informação no veículo, sabe que não é fakenews; e 58%, confia no meio para buscar informação.

Acompanhe a matéria completa em áudio:

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto